Páginas

19 outubro 2008

Ciência

Encontradas provas de vida em dois grandes rios no Sara


Que a humanidade surgiu em África é hoje em dia um dado consensual, mas a forma como os primeiros seres humanos saíram do continente deixa ainda muitas dúvidas.
Especialistas encontraram provas da existência de dois grandes rios em pleno deserto do Sara, e da presença de humanos lá, o que abre a porta para uma nova possibilidade. Até agora achava-se que só pelo corredor do Nilo os humanos teriam conseguido atravessar os desertos do Norte de África, há 120 mil anos.
Tinham já sido encontradas evidências de fortes chuvas no Sul do Sara entre 170 e 130 mil anos antes da nossa era. As descobertas mais recentes mostram que essas chuvas chegaram muito mais acima no continente.
«As imagens por satélite mostram canais fluviais fósseis que cruzam o Sara na região da Líbia», afirmou Anne Osborne, da equipa de investigadores da Universidade de Bristol. Segundo a especialista, esses rios chegam ao mediterrâneo.
Os dados foram agora publicados na edição electrónica da revista Proceedings of the National Academy of Sciences.
A região referida inclui a mais alta cordilheira do Sara, entre o Chade e a Líbia. Foram encontradas conchas e moluscos datados de há 120 mil anos.
Quanto a vestígios humanos, encontram-se por toda a região costeira do Mediterrâneo, incluindo o Sara, alguns com 90 mil anos.

SOL

in:Jornal o SOL de 19/10/2008

Sem comentários: